Ter uma rotina com hábitos saudáveis não é tão difícil quanto parece. Entenda como você pode aplicá-la no dia à dia e melhorar a qualidade de vida! 

Ter uma rotina saudável e equilibrada é uma ferramenta vital para o bem-estar e a qualidade de vida do ser humano. Hábitos saudáveis trazem diversos benefícios físicos e mentais para o dia a dia das pessoas, como melhores rendimentos no trabalho, sensação de bem-estar e produtividade nas atividades diárias.

Em meio a correria, onde o estresse e o cansaço são companheiros na rotina, pode parecer difícil estabelecer hábitos saudáveis e adequados e manter a saúde em dia. Mas, ao contrário do que muitos pensam, não se precisa de muito para condicionar uma rotina saudável e cuidar de si!  

Durma bem

Um sono de qualidade é um dos principais aliados de um dia produtivo. Quando se dorme mal, você fica desconcentrado, cansado e com altos níveis de estresse no corpo.

Durante a noite o corpo produz hormônios como do crescimento, além de fixar a memória e o aprendizado. Isso acontece durante o sono REM, o estágio mais profundo de todos os ciclos do sono. Por isso, dormir bem é essencial para a qualidade de vida e uma rotina saudável.

Se existe a necessidade de acordar cedo, programe-se para dormir o tempo necessário para ter um bom descanso durante a noite. Assim, você evita ficar cansado logo de manhã.

Na hora de dormir, desligue-se de aparelhos eletrônicos e deixe o ambiente o mais confortável possível para descansar, também é aconselhado evitar tomar cafeína antes de dormir para não prejudicar o ciclo do sono. 

Para aqueles que têm problema para pegar no sono, existem algumas dicas que podem deixar esse processo bem mais fácil e relaxante:

Nestes casos, a aromaterapia pode ser um forte aliado. Óleos com essência de lavanda e camomila, por exemplo, têm propriedades que ajudam a relaxar, diminuir os índices de ansiedade e combater a insônia. 

Pratique exercícios físicos regularmente

Além de melhorar o condicionamento físico, a prática de exercícios regulares auxilia na capacidade cognitiva e reduz os níveis de ansiedade e estresse. Além disso, a atividade física é uma ferramenta essencial para a prevenção da saúde mental. 

A prática de exercícios físicos melhora a circulação sanguínea cerebral, podendo alterar a síntese e a degradação de neurotransmissores. Além disso, existe uma relação direta entre atividade física e relaxamento corporal, ajudando a diminuir os níveis de estresse. A prática ajuda a relaxar os músculos, aliviar a tensão e libera endorfinas para o organismo. 

Alguns dos principais benefícios de praticar exercício físico são:

  • Sensação de bem-estar emocional, física e psíquica;
  • Redução de níveis de ansiedade;
  • Redução dos níveis de depressão em casos leves e moderados;
  • Redução de comportamentos neuróticos; 
  • Aumento da capacidade cognitiva, auxiliando na criatividade, memória e concentração. 

Tenha uma alimentação balanceada

Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e vitaminas é essencial para o bom funcionamento do organismo, além de trazer diversos benefícios para o bem-estar e qualidade de vida. 

Além de ser benéfica para o organismo em diversos aspectos, uma rotina alimentar saudável também pode trazer melhorias consideráveis no humor e qualidade de sono de uma pessoa. 

Para manter uma alimentação saudável e balanceada é essencial que exista uma variedade de fontes de nutrientes durante as refeições. Alguns dos alimentos imprescindíveis para manter uma dieta rica e saudável são:

Frutas: As frutas são ricas em fibras e diversos nutrientes, cada uma delas, apresenta benefícios distintos para a funcionalidade do corpo humano. Inseri-las em sua dieta durante o dia auxilia no bom funcionamento do sistema gastrointestinal, além de reduzir os níveis do colesterol ruim. 

O ideal para o consumo são cinco porções diárias de frutas. Para não enjoar do sabor, uma boa dica é variar as frutas durante o dia. Assim, você também consome diferentes concentrações de vitaminas e minerais. 

Verduras e legumes: Na hora do almoço, opte por um prato rico em verduras e legumes. Estes, possuem fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes que auxiliam no bom funcionamento do organismo e assim, proporcionam uma qualidade de vida melhor. 

É aconselhado ingerir os alimentos crus, pois em altas temperaturas há risco de perda do valor nutricional. 

Proteínas: A cadeia de alimentos protéicos auxilia no equilíbrio dos hormônios, mantém uma boa articulação e fornecem energia ao corpo. As proteínas mais consumidas são as carnes, ovos, leite, soja, frango e amêndoas. 

Alinhadas com exercícios físicos, ajudam no balanceamento da saúde, prevenindo doenças como problemas nas articulações e no sistema nervoso. 

Grãos: Os grãos e alimentos integrais fornecem fibras, vitaminas, proteínas e carboidratos ao organismo, ajudando assim, na produção de energia e no equilíbrio da gordura corporal. 

Mantenha-se hidratado

De nada adiantam hábitos saudáveis na rotina se não acompanhados de uma boa hidratação. A água ajuda a regularizar quase todas as funções do organismo, sendo fundamental para a funcionalidade correta do corpo humano. 

Ela interfere na digestão, absorção e transporte de nutrientes, filtra toxinas, facilita o emagrecimento, entre outros. 

Pessoas que têm deficiência de água no organismo podem apresentar sintomas como fadiga, cansaço, desidratação, intestino irregular, câimbras constantes, pressão sanguínea irregular, pele seca e problemas renais. 

A importância da saúde bucal para uma rotina saudável 

Você sabia que a saúde bucal interfere diretamente com a qualidade de vida e bem-estar das pessoas? 

Hábitos de higienização bucal diários e completos, junto com visitas periódicas ao odontologista são fatores de extrema importância para a vida do ser humano e a prevenção de doenças prejudiciais aos dentes. 

Os cuidados preventivos como uma escovação completa e o uso correto do fio dental são fatores que ajudam a evitar problemas dentários. A prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde bucal. 

Mas não se engane, por mais que os hábitos de higienização auxiliem na prevenção de doenças dentárias, visitas periódicas ao dentista são fundamentais. 

Só o profissional da área da saúde dentária é capaz de identificar possíveis problemas na dentição e assim, iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível, evitando possíveis agravamentos futuros. 

Para os pacientes que já passaram por algum procedimento ortodôntico, como o clareamento dentário ou o implante dentário, por exemplo, as idas ao consultório devem ser frequentes. Só o odontologista pode avaliar as melhores maneiras para você higienizar os dentes de forma correta sem prejudicar o procedimento em questão. 

É importante ressaltar que quando se trata de saúde dental, a opinião do dentista é a mais valiosa. Caso você queira fazer algum procedimento, por exemplo, converse com ele e veja as melhores opções que atendam às suas necessidades. 

Uma boa dica também é usar os campos de busca da web para pesquisar mais sobre o assunto em questão e ver se realmente é o tratamento que você procura. Por exemplo, se quer fazer um clareamento dentário, pesquise fotos de clareamento dental antes e depois

Agora, para uma pesquisa mais consistente ainda, você pode utilizar palavras-chave nas barras de busca do Google. Por exemplo, se sua dúvida é em relação a orçamentos, utilize as palavras “clareamento dental preço”. Agora, se for em relação ao preço de um implante, opte pelas palavras “implante dentário preço”, e assim por diante.

Isso dá relevância aos resultados mostrando as melhores buscas para você de acordo com as prioridades da pesquisa. 

Uma rotina saudável é a chave para melhorar a qualidade de vida, bem-estar, e questões de saúde do organismo das pessoas. 

Colocando essas dicas lado à lado, você aumenta sua produtividade diária, reduz níveis de estresse do corpo, melhora a criatividade e percepção, e se sente mais disposto para as atividades complementares do dia à dia. Não deixe de colocá-las em prática na sua rotina! 

Este conteúdo foi produzido por Victoria Mechenas, redatora na empresa Vue Odonto